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quarta-feira, 17 de março de 2010

AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial, considerando a Constituição Federal de 1988, que estabelece o direito de todos a educação; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008; e o Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2008, que ratifica a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica, regulamentado pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008.

DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, os com transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do ensino regular e ofertar o atendimento educacional especializado – AEE, promovendo o acesso e as condições para uma educação de qualidade.

O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares.

Para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas habilidades/superdotação são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular nas escolas de ensino regular em articulação com as instituições de educação superior, profissional e tecnológica, de pesquisa, de artes, de esportes, entre outros.

Nos casos de escolarização em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar, o AEE é ofertado aos alunos público-alvo da educação especial, de forma complementar ou suplementar.

O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.


DA FORMAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR

Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada.

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado:

a. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial;

b. Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;

c. Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional;

d. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;

e. Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;

f. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;

g. Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros; de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação.

h. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

i. Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.


PESQUISADO: http://salarec.blogspot.com/2009/07/diretrizes-operacionais-da-educacao.html

5 comentários:

  1. Trabalho com sala de AEE achei maravilhoso o conteudo para que possamos ser mais útil nesta diversidade. sempre que possivel mande tambem material pedagogico para a gente aprender a fazer. mariadinasilva@hotmail.com

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  2. Olá! Meu nome é Elenira, sou Pedagoga com especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Sou professora do município de Goianira e estou assumindo agora uma sala de atendimento especializado.Sempre gostei de trabalhar com dificuldades de aprendizagem, porém vi nesse novo trabalho um grande desafio.É tudo muito novo para mim, estou um pouco assustada, mas gostaria de tentar e fazer o melhor que puder. Me ajudem, pois não tenho nada a não ser um documento do MEC contendo as orientações para a institucionalização na escola da oferta do Atendimento Educacional Especializado. Tudo que voces tiverem é bem vindo.elenira45@gmail.com

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  3. Meu nome é Martinha, sou supervisora e professora do Municipio de Campanha, Sul de Minas.
    No ano de 2011, estarei assumindo uma sala de AEE e não tenho experiencia nesta area, gostei muito das matérias de seu blog e por isso venho pedir ajuda.
    Peço que me envie o que puder, pois toda e qualquer ajuda será muito bem vinda, obrigada!!
    Meu e-mail: supervisora17@yahoo.com.br

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  4. Olá, Meu nome é Caroline e como muitas das colega acima, este ano também assumirei uma sala multifuncional, sou formada em pedagogia com especialização no AEE, apesar da pós na área estou um pouco apreensiva, e gostaria muito de receber qualquer tipo de material ligado a área, meu email é carol.mqs16@gmail.com
    Obrigada

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  5. Sou formada em Pedagogia, com habilitãção em Séries Iniciais e Orientação Educacional e pós graduada em Psicopedagogia Institucional.Sou especialista em alfabetização. Estou assumindo este ano a sala de AEE e gostaria de receber materiais relacionados a esta área.
    Se puderem me ajudar, agradeço-lhes desde já.
    mi.rochasilveira@gmail.com

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